
A busca por um cenário urbano que garanta qualidade de vida aos cidadãos passa cada vez mais por um transporte público de qualidade, que é o alicerce para o desenvolvimento sustentável das cidades, proporcionando mobilidade acessível, redução de emissões e integração social.
Em Belo Horizonte, a ERG Engenharia vem contribuindo de forma importante para que o transporte público passe por mudanças, destacando-se pela tecnologia de ponta aplicada em recentes contratos firmados junto à Metrô BH, concessionária responsável pela operação do metrô da capital mineira.
Com um setor de geotecnologias que alia a competência de um time completo de especialistas à mais alta tecnologia disponível no mercado, a empresa já realizou ações significativas, desde a aerofotogrametria inicial, que permitiu o mapeamento detalhado e georreferenciado do terreno, até a utilização de um laser móvel para capturar dados tridimensionais das vias em alta velocidade. Esta tecnologia foi essencial para garantir segurança, agilidade e eficiência operacional.
Imagem feita a partir de captura de realidade virtual através de laser scanner móvel, produzida pela equipe da ERG Engenharia em estação do Metrô de BH
Desde o último mês de abril, a ERG tem atuado no projeto de expansão e readequação do metrô de Belo Horizonte, realizando atividades relacionadas à fiscalização de obras e levantamento topográfico.
Inicialmente focados apenas na Linha 2, cuja entrega está prevista para 2028, os serviços de topografia convencional e uso de tecnologias avançadas, como laser industrial e drones, foram expandidos para incluir a Linha 1 e o pátio de manutenção da estação São Gabriel, localizada na região Nordeste da capital mineira.
Essa adaptação demonstra a capacidade da empresa em atender às novas demandas do contrato, garantindo precisão e eficiência nas operações.
“O produto fornecido pela ERG está sendo fundamental para o planejamento e projeto da linha 2, além de todas as intervenções de revitalização e modernização da linha 1. Estamos orgulhosos em participar da fiscalização topográfica desta importantíssima obra de mobilidade de nossa capital, sonho acalentado por décadas por todos nós belo-horizontinos”, celebra o diretor-presidente da ERG, Délio Morais.
Anteriormente outros serviços especializados já haviam sido realizados, com destaque para o levantamento da demarcação da Linha 1 do metrô, compreendendo 56 km da rota entre as estações Eldorado, localizada no município de Contagem, e a Vilarinho, que fica na região Norte de Belo Horizonte, além do pátio de manutenção de estação São Gabriel, totalizando 11 km adicionais.
No primeiro contrato entre a ERG e o Metrô BH, iniciado em novembro de 2023, os trabalhos incluíram a implantação de marcos topográficos, nivelamento geométrico e levantamentos com sistemas de mapeamento móvel.

Com registros fotográficos georreferenciados a cada três metros e a geração de modelos digitais do terreno, a ERG assegurou uma restituição geométrica precisa das vias e da infraestrutura associada, aumentando significativamente a eficiência e segurança das operações.
“Pra gente (esse trabalho) gerou um resultado surpreendente, foi muito além do que foi previamente dito, que simplesmente era ter uma imagem do que era a via”, destaca Luiz Gripp, responsável pela Manutenção de Via Permanente da Metrô BH.
Gripp revela que uma das exigências quando a empresa assumiu o metrô, que pertencia à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), era que fosse apresentada a modelagem da via em 3D usando a metodologia BIN, o que eles só conseguiram entregar com precisão graças ao trabalho feito pela ERG e à qualidade do produto desenvolvido.
Neste projeto, a ERG empregou seu sistema de laser móvel, integrado a câmeras de 360°, que permitiram a coloração das nuvens de pontos, tornando-as muito mais intuitivas e facilitando a identificação visual de cada interferência ao longo da linha.
A captura de dados de alta resolução, associada à geração de nuvens de pontos georreferenciadas e coloridas, foi fundamental para a avaliação precisa das interferências existentes e para a realização de uma análise altimétrica detalhada. Esses dados se tornaram uma base indispensável para o planejamento estratégico conduzido pela Metrô BH.
A alta precisão dos dados coletados garantiu que as intervenções atualmente em execução na Linha 1 do metrô fossem planejadas e executadas com o máximo rigor técnico, contribuindo diretamente para a redução de custos, mitigação de riscos operacionais e otimização dos prazos de execução.
METRÔ DE BH EM NÚMEROS
- 19 estações em funcionamento
- 28,1 km é a extensão atual dos trilhos na Linha 1
- 216 viagens por dia
- 100 mil passageiros transportados por dia
- 3,2 bilhões de reais investidos na construção da Linha 2
COM LASERS, ERG ESCANEIA ESTAÇÕES
Em outro trabalho, a tecnologia dos lasers foi essencial para atender com qualidade a demanda da Metrô BH. Um equipamento de laser scanner terrestre, com capacidade para capturar até 122 mil pontos por segundo, foi utilizado para mapear cinco estações.
Esse equipamento permite um levantamento detalhado e rápido dos ambientes, capturando todas as nuances das instalações e fornecendo uma base de dados robusta para futuras expansões.
Além disso em outra frente um laser móvel foi acoplado a um veículo da ERG, que, colocado sobre uma plataforma do metrô, possibilitou o mapeamento dinâmico da linha entre as estações Eldorado e Vilarinho.
Esta abordagem inovadora, previamente aplicada com sucesso no Metrô de São Paulo, foi adaptada para as condições específicas de Belo Horizonte, enfrentando desafios como a sincronização com a operação dos trens em uma via movimentada.
“A relação profissional (entre a ERG e a Metrô BH) nasceu de uma conversa informal durante a Exposibram e rapidamente se transformou em uma oportunidade concreta de aplicar nossas tecnologias em um projeto de grande relevância”, revela o coordenador geral de contratos das áreas de geotecnologias e topografia da ERG, Francisco Lopes.
A colaboração contínua entre a ERG Engenharia e a Metrô BH não apenas transforma a infraestrutura atual, mas também pavimenta o caminho para uma mobilidade urbana mais sustentável e eficiente para toda a região metropolitana.
O impacto dos serviços prestados pela ERG se reflete na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, que se beneficiam diariamente de um sistema de transporte mais seguro, confiável e moderno.
