Pesquisa aponta melhora no clima organizacional da ERG

190 empregados das áreas administrativa, de engenharia e meio ambiente participaram da pesquisa, respondendo às perguntas do formulário entre os dias 30 de junho e 04 de julho.

85,6% é a nota média atribuída pelos empregados para a ERG, de acordo com as respostas dadas na Pesquisa de Clima em 2025.

Realizada no início do mês de julho com a participação de 190 empregados de diversas áreas da ERG, a Pesquisa de Clima 2025 revelou uma melhoria da percepção que os funcionários têm sobre o clima organizacional da empresa.

Durante cinco dias, os participantes responderam diversas perguntas sobre temas variados que vão desde assuntos relacionados à carreira e crescimento até questões ligadas à liderança direta. Nesta edição, houve a inclusão de perguntas sobre diversidade, equidade e inclusão.

Em comparação com a última pesquisa, realizada em 2022, destacou-se uma melhora na percepção do clima organizacional, especialmente nas áreas de:

  • Carreira e crescimento
  • Capacitação
  • Relacionamento

Para Eduardo Vidal, gerente geral executivo da ERG, essa melhoria é fruto de uma série de fatores:
“Toda essa mudança de cultura que a empresa tem feito, visando à proximidade com os colaboradores, ajudou na melhoria dessa percepção”, avalia Eduardo.

Ele aponta como responsáveis pela melhoria:

  • A mudança na estrutura organizacional
  • A formação de uma liderança mais presente
  • A ida do RH aos contratos
  • Ações de gestão de pessoas implementadas
  • Mudança nos processos
  • A oferta de novos benefícios.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

92,6% dos empregados responderam que sempre/frequentemente veem aderência e se identificam com o planejamento estratégico da empresa. (Em 2022, esse percentual era de 83,8%.)

GESTÃO DE MUDANÇA

85,6% das pessoas responderam que sempre/frequentemente compreendem e apoiam as mudanças ocorridas na empresa.(Em 2022, o percentual era de 73,9%.)

LIDERANÇA DIRETA

88,3% dos empregados responderam que sempre/frequentemente reconhecem e podem contar com a sua liderança direta. (Em 2022, o percentual era 81,8%.)

RELACIONAMENTO

87,5% das pessoas responderam que sempre/frequentemente se identificam com a capacidade de estabelecer e cultivar relacionamentos profissionais saudáveis com foco em resultados coletivos. (Em 2022, essa porcentagem era 79,3%.)

ATITUDE | AUTONOMIA

87,7% dos empregados responderam que sempre/frequentemente identificam que possuem autonomia para agir prontamente na solução de problemas. (Em 2022, o índice foi 80,6%.)

CARREIRA E CRESCIMENTO

78,9% dos empregados responderam que sempre/frequentemente veem possibilidade de crescimento profissional na empresa. (Em 2022, o índice era 63,4%.)

CAPACITAÇÃO

76,2% dos empregados responderam que sempre/frequentemente percebem possibilidade de desenvolvimento técnico e comportamental ofertado pela empresa. (Em 2022, o índice era 60,2%.)

DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO

91% das pessoas que participaram da pesquisa disseram que sempre/frequentemente consideram o ambiente de trabalho no qual estão inseridas respeitoso para todos da equipe.

Sobre o autor